Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

SOBRICE e Image Gently Alliance selam parceria

No mês de abril, a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e a Image Gently Alliance oficializaram uma parceria que visa conscientizar sobre o uso racional dos procedimentos médicos feitos por imagem, como Raios-X e tomografias computadorizadas. A intenção é alertar sobre os problemas que as excessivas dosagens de radiação ionizante podem acarretar, especialmente em crianças.

“Fazendo uso de equipamentos mais modernos e principalmente, utilizando menores doses de radiação, podemos minimizar eventuais riscos para os pacientes, especialmente nas fases da infância e pré-adolescência. Nossa parceria com a Image Gently Alliance nasceu para difundir ainda mais essa conscientização”, explica o Presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), Dr. Marcos Roberto de Menezes.

A busca pelo equilíbrio. Exames de diagnóstico por imagem são ferramentas consideradas essenciais para a detecção de problemas de saúde, contudo, devem ser solicitados somente quando os sintomas realmente exigirem, é o que afirma o Dr. Marcos Menezes. “As chances de crianças sofrerem com problemas decorrentes da utilização excessiva de exames de imagens é real, por isso, é necessário que radiologistas, pediatras e equipes técnicas em geral estejam alinhadas e conscientizadas a respeito dos riscos e da necessidade de reduzir as dosagens de radiação”, esclarece.

Por que o foco da parceria mira as crianças?
Embora não exista uma restrição para o uso de procedimentos radiológicos em crianças, é sempre recomendável que o benefício clínico seja maior do que os riscos de exposição à radiação. Isso por que, na infância, alguns órgãos têm uma maior sensibilidade à radiação do que na fase adulta. Procedimentos radiológicos em crianças devem ser planejados individualmente e limitados ao que é suficiente para um correto diagnóstico ou tratamento.

Ações da SOBRICE dão força à nova parceria
No Congresso de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular promovido pela SOBRICE, e que neste ano celebra sua 22ª edição – será realizado entre 8 e 10 de agosto – haverá um painel de debates sobre proteção radiológica. E no mesmo evento, em 2020, haverá uma premiação destinada àqueles que se destacarem no tema.
 
Image Gently Alliance
Criada oficialmente no ano de 2007, a Image Gently Alliance é uma coalizão de organizações de assistência médica dedicada a promover o uso racional de procedimentos e exames de imagem, em todo o mundo. Seu principal objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de ajustar (reduzir) a dose de radiação quando o paciente é uma criança.
Atualmente, a Image Gently Alliance reúne dezenas de parceiros em várias partes do mundo.

Posts Relacionados

ABLAÇÃO DE OSTEOMA OSTEÓIDE ENTRA NO ROL DA ANS EM 2018

ABLAÇÃO DE OSTEOMA OSTEÓIDE É UM DOS 18 CÓDIGOS QUE SERÃO INCORPORADOS AO ROL DA ANS EM 2018.

A INCONGRUÊNCIA DA RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E O SUS

"O SUS esta´ completando 30 anos e precisa ser novamente avaliado e talvez repensado"

SITE DO MV SOFTWARE E CONSULTORIA EM GESTÃO DA SAÚDE PUBLICA MATÉRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Saiba mais sobre os benefícios da Radiologia Intervencionista na gestão da saúde.

Veja o que estão falando

0 Comentário(s)

Deixe um Comentário