Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Embolização de hemorragia

embolizacao-de-hemorragia-radiologia-intervencionista
.
 

O que é o procedimento de embolização de hemorragia?

A embolização é um tratamento minimamente invasivo que utiliza materiais para bloquear a circulação afetada e assim parar o sangramento. Há uma série de possíveis causas de hemorragia grave que podem exigir esse tratamento, incluindo trauma, distúrbios de coagulação do sangue, infecções, defeitos anatômicos e tumores.
 

Como o processo funciona?

O procedimento tem como objetivo parar o fluxo sanguíneo que flui para a fonte do sangramento, sem deixar de preservar o fluxo sanguíneo para a área circundante.
O radiologista intervencionista normalmente insere um tubo de 2-3 mm em sua virilha e vai orientá-lo no interior do vaso sanguíneo afetado. Ele, então, insere pequenas partículas (micropartículas), cola ou pequenos espirais metálicos (molas) na luz do vaso responsável pelo sangramento. Isso faz com que o fluxo de sangue seja bloqueado e pare o sangramento.
 
embolizacao-de-hemorragia-radiologia-intervencionista2
 

Por que fazer isso?

A principal razão para o tratamento de sangramento é que se demasiada quantidade de sangue for perdida, o paciente pode entrar em choque, com risco de morte.
 

Quais são os riscos?

Os riscos menores incluem ardor na virilha. Riscos mais significativos incluem a possibilidade de micropartículas, cola ou molas se moverem para outras áreas do corpo, bloqueando outros ramos da artéria.

Condições clínicas relacionadas

CÂNCER DE FÍGADO

Sistema: Digestório

FRATURA VERTEBRAL

Sistema: Músculo-Esquelético

MIOMA UTERINO

Sistema: Genito-urinário