Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Angiografia - Arteriografia


 

O que é a angiografia?

Angiografia (também conhecida como arteriografia) é uma técnica de imaginologia médica utilizada para visualizar o interior dos vasos sanguíneos, em particular as artérias.
O procedimento é realizado por um radiologista intervencionista, que vai injetar um agente de contraste radiopaco em seu vaso sanguíneo. Esta é uma substância que fará com que os vasos sanguíneos apareçam mais claramente durante o exame. O radiologista intervencionista utilizará a fluoroscopia para a orientação e a aquisição das imagens.
Uma arteriografia diagnóstica é um procedimento que envolve a inserção de uma agulha ou cateter no interior de uma artéria, utilizando injeção de um agente de contraste e, em seguida, observa-se o vaso por meio do equipamento de imagem.
 
angiografia-arteriografia-sociedade-brasileira-de-radiologia
 

Como o processo funciona?

Você receberá uma anestesia local para o procedimento. O radiologista intervencionista inserirá um cateter e um fio-guia até a área afetada e injetará o agente de contraste para que ele possa visualizar a anatomia de sua artéria e da doença. Ocasionalmente, o intervencionista precisará acessar a área de estudo por meio de sua artéria femoral comum (AFC), que está na sua coxa.
 

Por que fazer isso?

Você pode ser aconselhado a se submeter a uma angiografia diagnóstica se o seu médico suspeitar que você tem alguma doença vascular, embolia pulmonar particularmente aguda (trombo que se move em seu corpo e pode entupir uma artéria). O estudo angiográfico também pode ser utilizado para diagnosticar e localizar um tumor hipervascularizado (um tumor com um grande número de vasos sanguíneos arteriais).

Condições clínicas relacionadas

CÂNCER RENAL

Sistema: Genito-urinário

CÂNCER DE FÍGADO

Sistema: Digestório

MIOMA UTERINO

Sistema: Genito-urinário