Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Mioma uterino



Sistemas: Varicocele
Procedimentos: Angiografia / Embolização de artérias prostáticas / Embolização para a síndrome da congestão pélvica
Visão geral
A varicocele é uma dilatação das veias em seu escroto. Para garantir que o fluxo sanguíneosiga apenas em uma direção, essas veias têm válvulas que impedem que o sangue flua para trás. Se você tem uma varicocele, isso significa que essas válvulas não estão funcionando, causando retenção de sangue no escroto. Isso é semelhante a uma veia varicosa, que pode acontecer nas pernas.
Se você tem uma varicocele, isso pode afetar sua fertilidade, uma vez que ao problema pode causar baixa produção de espermatozoides, diminuição da qualidade do esperma e atrofia testicular.

Sintomas
Geralmente, varicoceles são assintomáticas, o que significa que os pacientes não sentem quaisquer sintomas, mas, em alguns casos, elas podem causar dor, que pode variar de um discreto desconforto a uma dor aguda e intensa.
Se você estiver sentindo dor, você pode achar que a dor aumenta com exercício e movimento e que piora com o tempo, pois muitas vezes os sintomas pioram ao longo do dia.
Você pode experimentar alívio da dor quando se deita de costas.

Diagnóstico
O seu médico pode diagnosticar a varicoceledepois de um exame físico, ou usando ultrassom com Doppler. A varicocele será parecida com uma massa no escroto.
Durante o exame clínico, você será solicitado a fazer uma respiração profunda e segurá-la, enquanto o seu médico examina o escroto acima do seu testículo. Alternativamente, o médico pode usar ultrassom para examinar a dilatação das veias ou para medir o fluxo de sangue.

Tratamento
Se você sentir dor, infertilidade ou atrofia testicular causada por uma varicocele, pode ser aconselhado a realizar algum tipo de tratamento. Existem duas principais opções para o tratamento de uma varicocele.
Na reparação cirúrgica de uma varicocele,cortam-se as veias que fornecem sangueà varicocele, ou seja, o sangue não pode alcançá-la mais. Ela pode ser realizada sob anestesia local ou geral.
Outra opção, minimamente invasiva, é a embolização percutânea, um procedimento em que um radiologista intervencionista insere um cateter especial (tubinho) na virilha ou no braço do paciente, orientando o cateter sob imagem para a veia afetada. O radiologista, em seguida, vai usar um agente líquido ou pequenas molinhas de metal para bloquear o fluxo de sangue para a veia com a varicocele. Este tratamento é tão eficaz como a cirurgia, mas com menos risco, dor e tempo de recuperação.